quinta-feira, 10 de maio de 2012

Forma de gesso para fazer Jig Head passo a passo

Abaixo estão os videos ensinando a fazer forma pra fazer jig heads, existem formas feita de borrachas que são melhores, porém sao muito caras.. esse jeito eu acho que é o mais fácil e barato, e qualquer um pode fazer. qualquer duvida deixe um comentario abaixo que responderei... abracos!!!.



O jig head vai ficar assim...


Parte 01


Parte 02
Galera da uma olhada do jeito que fiz o lugar para a sobra do chumbo vazar, ficou melhor que com o furinho do video acima, pois o furinho as vezes entupia e ficava ruim de tirar, podia quebrar a forma, outra coisas, misturei pedaço de tela de mosquiteiro pra forma ficar um pouco mais resistende, epois de um tempo ela racha mais mesmo assim com a tela da pra usar um monte ainda....  fotos da forminha pronta abaixo....




35 comentários:

André Luiz Oliveira disse...

demais cara!!! muito bom!!!! obrigado por compartilhar!!!

carlimpescador disse...

Muito bom, obrigado por compartilhar!

Banzai! disse...

Parabéns! Muito obrigado por compartilhar!

criearquitetura disse...

Ótimas dicas! Valeu por compartilhar sua experiência. Fiz um molde aqui, só que usei o durepox! Ficou um pouco assimétrico a cabeça,mas vou tentar com o gesso que tem uma trabalhabilidade melhor. Tenho duas perguntas. Esse corante para esmalte sintético onde encontra? E com que tinta vc pinta as cabeças dos Jigs? Se puder me responder agradeço muito. ed_arq@hotmail.com.
Edjailson Lira

Jefferson Luis Spido disse...

Fernando Boa Noite, muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Fiz minhas formas seguindo o passo a passo, porém meus camarões estão saindo defeituosos, pode ser o silicone spray que passo como desmoldante?
Tem algum outro segredo que náo está no vídeo. Valeu Abraços.

Fernando disse...

qual defeito cara?, pedaços faltando bolha de ar? se for isso com o tempo vc vai pegando a manha, aperta bem com uma espatula pra tira o ar, e depois que fechar a forma aperta bem ela, se mesmo assim tiver falhas no começo eu fazia uns 2 a 3 furinhos com uma broca bem fina pra sair o ar, manda a foto das sicas no meu mail que vou poder te ajudar mais...abraços!!!

Jefferson Luis Spido disse...

Fernando, qual é seu mail que já encaminho. Grato

Fernando disse...

pescadorbugiganga@gmail.com

Anônimo disse...

caro amigo, antes de mais nada quero agardecer por compartilhar seus conhecimentos conosco!

luiz, sou um amigo pescador do rio de janeiro e tambem apaixonado pela pesca com isca artificial, aqui pescamos muito com o jig "sapinho" e tambem usamos todos os outros porem com uma eficiencia muito maior com o sapinho pegando robalos, garoupas,corvinas e muitos outros peixes....porem pescamos muito em locais de pedra e fatalmente agarra muiiiiiiiiiiiiiiiiiito e acabamos por perder uma grande quantidade de isca q chegao a custar 25,00 cada uma, mediante a isso comecei a pensar na possibilidade de fabricar meus proprios jig's e fui pesquisar na internet, foi ai que encontrei seus videos e fiquei encantado com a qualidade e o acabamento dos jig's q o senhor faz....

entao cheguei em casa e ja meti a mao na massa, e fiquei muito feliz pois consegui fazer uma forma perfeita seguindo suas instruçoes, deixei a forma secar o dia inteiro e a noite fui tentar fundir o chumbo, ai que veio minha descepçao nao consegui fazer o jig nem por nada, tentei umas 15 veses e todas as veses acontecia a mesma coisa, o chumbo na ficava uniforme quando eu colocava ele na forma ele fervia e dava um monte de bolha na isca o q me deixou um tanto quanto frustrado.....

entao peço ao amigo q por gentileza me ajude nessa questao se possivel !!! e se nao for pedir demais poste um video no youtube com vc fazendo um jig sapinho...

grande abraço wagner junior

Fernando disse...

cara, tem que deixar secar muito a forma, pra secar totalmente demora, uns 2 dias no sol do verao, e olhe lá, como a forma ta umida ela explode assim e fica bolhas, depois que a forma ta bem seca (bem leve) tu derrama uma 2 vezes o chumbo nela sem o aço, só pra esquentar um pouco, depois pode fazer normalmente que fica bom, eu faço muito sapinho aqui, mais aqui é usado mais quando nao tem nada de peixe e coloca ele pra brincar com robalos pequenos e esses outros que vc pega, aqui é dificil entrar peixe grande no sapinho... eu to pintando os meus com esmalte e ta ficando bom...tem varias cores legais....
vou fazer uns sapinho aqui essa semaa e posto o video... tenta aí....e depois de fazer uns 5 sapinho deixa a forma esfriar um pouco senao racha... abraços!!

loid13 disse...

Boa noite Fernando, muito bom seus videos irmão.
Muito engraçado que minha dúvida e pedido é igual ao meu conterrâneo ai do comentário anterior, pois tb sou do RJ e uso muito sapinho e vou começar a fazer os meus em casa juntamente com os jig heads pros shads e camarões silicone.
Preciso saber qual gesso vc usa para fazer as formas e o nome do corante que vc usou e disse que fortalece o molde?
Espero ansioso por um vídeo ensinando a fazer sapinhos e a pintá-los.

Obrigado, Loid.

Fernando disse...

dae cara...cara eu uso gesso comum, de obra mesmo, tu pode colocar o corante liquido xadrez para fortalecer a forma, da pra colocar tambem um pouco de cimento, rejunte, tudo ajuda a fortalecer, outra coisa que vou testar aqui é colocar pedaços de fibra de vidro pra ver se ajuda pra nao rachar a forma, pq depois de fazer uns jig a forma esquenta muito e racha, as vezes na empolgaçao o cara nao esperaa forma esfriar um pouco e ela acaba rachando...o bom mesmo é fazer a forma com borracha essa laranja pra fundição, mais pram ta muito facil de fazer de gesso...abraços!!

loid13 disse...

Fernando, acabei de fazer uma forma com 2 tipos de sapinho, agora é esperar escar e fazer o furo onde irei alimentar de chumbo.
Preciso saber agora como pintar isacas feitas de chumbo como os JJ e jig heads? Qual tipo de tinta usar? Uso fundo branco pra facilitar a ficção da tinta ?

Vou tentar fazer cores como cromado, dourado e fluorescente rosa, laranja e verde limão. Vc tem alguma marca de tinta em especial dessas cores?

Obrigado, Loid.

Otávio disse...

Muito boa suas dicas, já tentei fazer um molde uns tempos atrás e não ficou muito bom, agora que descobri porque kkkkkk, deixei pouco tempo para secagem. valeu por compartilhar.

Anônimo disse...

Da para fazer jump jig também?
Valeu.

Fernando disse...

mesma coisa cara...abraços!!!

Fernando disse...

cara, nao sou bom com pintura...é melhor pesquisar nos foruns.... eu pinto as vezes com esmalte e pego peixe do mesmo jeito, depois de um tempo tenho que pintar novamente, amis as iscas compradas tb nao duram muito..... abraços!!!

Anônimo disse...

Eae fernando, parabéns mas eu andei lendo na internet sobre a fundição de chumbo e descobri q a exposição aos gases q o chumbo libera quando derrete pode causar uma doença chamada saturnismo q é um tipo de intoxicação,
Isso pode matar, causar náusea, dor de cabeça e una linha azul na gengiva.
Gostaria de saber se alguém q fundiu chumbo sentiu algo ou se isso é realmente perigoso.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando disse...

entao cara, é bem perigoso mesmo....andei lendo a respeito, quem for derreter chumbo tem que usar o material necessario pra se proteger....da uma lida na net que encontra tudo certinho.... abraços!!!

marcos antonio disse...

tem outro tipo de silicone para faser camarao artificial

Fernando disse...

cara...o melhor é esse, se tu pesca em lugar que a agua é suja pode ser outro porque o camarao nao fica muito transparente....ali em cima tem o site do fabricante do polestic, ve ali se nao tem na sua cidade, abraços!!!!

Anônimo disse...

Olá gostei muito dos videos e gostaria de saber qual o modelo de forma que usou, para que eu possa adquirir aqui na minha cidade ok!!

Anônimo disse...

Blz Fernando, qual o modelo do anzol que usas para fazer os jig heads?

Gilberto Andára disse...

Para dar mais resistência as suas formas de gesso,corte um pedaço de restos daquela tela que vai em antenas parabólicas,sendo um pouco menor que a sua forma.
Ela fará quase o mesmo efeito que a ferragem em construções.

Gilberto Andára disse...

Fernando,já tentou fazer os anéis dos jigs com fio de cobre?Se der certo olha a economia e a praticidade,pode fazer até com fio mais grosso.

Anônimo disse...

Pinte a cabeça do jig com esmalte de unha, funciona muito bem. Uma cor muito apreciada pelos peixes é o verde limão.

Fernando disse...

legal cara... faço agora com tel de mosquiteiro e dura bem mais..... abraço!!!

Fernando disse...

fio de cobre é mole e fraco não vale muio a pena.... abs!!!

Fernando disse...

anzol de açoinox marine sports 5/0

Unknown disse...

Parabéns por compartilhar suas informações. Vi que sugere fazer as formas com resina. Passa mais detalhes dela (onde encontrar, especificações...) brunobezerro@yahoo.com.br

Valeu!

Anônimo disse...

Achei muito interessante suas dicas sobre a forma para jighead, porém fiquei bastante curioso em ver que vc faz formas de resina, resistentes à temperaturas altas. é possível detalhar qual tipo de resina vc usa?
vm_tavares@hotmail.com

guilherme barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cobra disse...

ei Fernando seu video das formas e muito legal parabéns.
Agora eu t pergunto formas feitas de silicone para fazer jig sao boas e qual silicone eu poderia usar

Anônimo disse...

Forma de resina eu coloco quantos pingo de catalizador